TIBIA REVISÃO

Tibia – Fantasia virtual

Desde 1997, o jogo online gratuito Tibia vem conquistando gerações de fãs ao redor do mundo por sua jogabilidade inovadora e diversão viciante, resultando em diversas páginas online dedicadas ao assunto e toda uma nova cultura popular em sua homenagem.

O que é

É um MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game), ou seja, um jogo online no qual diversos jogadores participam simultaneamente assumindo o controle de um personagem avatar entre as categorias: feiticeiro, druida, paladino e cavaleiro e realizando diversas tarefas não definidas livremente dentro de um mundo virtual composto por ilhas e cidades. Nele, é possível aos participantes explorar regiões, desenvolver habilidades, lutar com monstros ou entre si mesmos entre diversas outras atividades.

Como surgiu

Em 1995, os três estudantes alemães Stephan Börzsönyi, Ulrich Schlott e Stephan Vogler decidiram criar um RPG (jogo no qual o participante assume um personagem) online. Como até então os jogos do tipo na Internet eram realizados por meio de mensagens de texto entre os participantes, eles decidiram inovar ao possibilitar que os jogadores interagissem com uma interface gráfica, imagens como nos games atuais porém com uma qualidade inferior.

Versões

Pelo fato do jogo ser um dos primeiros e principais do tipo a surgir, já contou com 7 diferentes versões ao longo dos quase 20 anos de existência, sendo diversas vezes atualizado com melhoramentos e novidades.

• Fase teste

Em suas três primeiras versões, na fase alpha (1997-1998) , o jogo contava com poucos usuários e seus personagens e cenários ainda em construção, com avanços lentos mas significativos, introduzindo novidades na jogabilidade, extensões no mundo explorável e funcionalidades.

Na fase beta (1998-2000) o número de jogadores se tornou mais significativo e houve a expansão do mapa, além de serem criadas histórias e regras para este novo mundo. Um visual novo e único foi adotado para acompanhar cada vez o maior número de participantes e a estrutura utilizada para abrigar o jogo e permitir sua utilização também cresceu.

• Fenômeno crescente

Mais bem estruturado, em 2001, Tibia tornou-se cada vez maior e suas mudanças eram mais detalhistas e menos drásticas do que anteriormente. Passou por diversas expansões no mapa, oferecendo mais experiências aos jogadores e o mundo virtual do jogo tornou-se uma parte maior da vida dos participantes.

Novas versões foram lançadas com a possibilidade de abrigar mais jogadores e surgiu também uma versão opcional de assinatura paga ainda em 2001, na qual era possível usufruir de conteúdos e oportunidades exclusivos. A inteligência artificial foi atualizada, melhorando a experiência oferecida. Novos mundos surgiram e os mapas tornaram-se cada vez maiores e mais detalhados até 2002.

• Anos recentes

Após 2002 e até 2006, os melhoramentos no jogo visavam otimizar a experiência do jogador adicionando novidades na jogabilidade e na complexidades dos detalhes, permitindo ao participante realizar as mais diversas ações que tornassem o jogo um segundo mundo no qual se pode criar uma vida paralela fantasiosa. Entre pequenos escândalos e decepções, o sucesso e a satisfação de seus jogadores perdurou por alguns anos. Atualmente existem reclamações por parte dos participantes pela falta de cuidado e atenção que o jogo tem recebido pelos administradores nos últimos anos, abandonando uma série de coisas que poderiam ser feitas para melhorá-lo, o que vem causando a perda de jogadores.

Máfia virtual

Mesmo sendo proibida no jogo, existe a venda de personagens e itens entre os jogadores dentro de Tibia. As vendas ocorrem por meio de dinheiro real e muitos jogadores encontraram nisso uma fonte de lucro. Para isso, os personagens são melhorados pelos seus criadores e quando atingem um nível de habilidades considerado alto, são vendidos. Diversas disputas nada amistosas tem ocorrido entre os jogadores dentro do cenário do jogo e não existe qualquer tipo de fiscalização para policiar essas ações.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *